Uma série de homicídios brutais abalam a cidade de Gotham, e o Batman começa a suspeitar de que estes crimes vão bem mais fundo do que as aparências sugerem. No rasto de uma misteriosa conspiração criminosa que todos pensavam não passar de uma lenda urbana, Batman terá de enfrentar a Corte das Corujas, numa batalha que pode pôr em causa a sua própria sanidade.
Durante mais de um século, a Corte das Corujas dominou Gotham em segredo, até que o Batman descobriu a sua existência. O Cavaleiro das Trevas sobreviveu a custo à primeira batalha contra o seu inimigo, mas a guerra está longe de terminada. O Batman era apenas o princípio das suas conquistas e a Corte visa um objectivo maior: a própria cidade de Gotham.
Depois da sua inovadora e muito elogiada série do Cavaleiro das Trevas em Detective Comics, o escritor Scott Snyder (American Vampire) em parceria com o artista Greg Capullo (Spawn), começa uma nova era do do nosso herói, com o relançamento do Batman como parte dos Novos 52 da DC Comics, e fá-lo criando um novo predador à altura do Homem Morcego, inspirando-se na própria natureza.
Scott Snyder e Greg Capullo, criaram um versão do Batman que se tornou num sucesso de crítica e público. Numa obra onde as referências clássicas são explícitas, e Snyder desenrola-as à nossa frente como numa tragédia grega: todos os grandes temas da tragédia antiga se encontram nesta história, juntamente com elementos retirados dos mitos da Antiguidade. Húbris, arrogância e presunção de um herói, um labirinto onde se esconde o monstro desta saga, a evocação – como que num espelho, invertida, negra – de Dédalo e do rio Estige, a “faísca” que condenou Prometeu, e muito mais… tudo elementos que tornam esta numa das maiores e mais bem sucedidas sagas do Batman de todos os tempos, justamente considerada como um clássico moderno.
A conspiração das Corujas
A Corte das Corujas é um grupo de criminosos, uma sociedade secreta, uma conspiração antiga que controla a cidade de Gotham em segredo há séculos, e o seu principal emissário, o temível Garra, será um dos mais formidáveis adversários que o Batman já defrontou. E depois de ter sido criada por Snyder, e de se ter transformado num dos mitos modernos do universo do Batman, a Corte das Corujas também se estreia na televisão na 2ª temporada da série Gotham, em 2015. Bruno Heller, criador da série explicou, “A Corte das Corujas faz parte da mitologia muito, muito, muito profunda de Gotham. Os leitores de comics sabem da sua existência, mas suspeito que o público em geral não esteja familiarizado. Às vezes temos que fazer uma distinção entre os fãs do Batman da era dos filmes de Nolan, e os fãs de BD. Não é que sejam audiências separadas, mas são dois níveis de envolvimento”.
É esta vasta conspiração que irá testar as habilidades do Batman ao máximo, que é explorada por Snyder e Capullo no início da revista Batman, sob o selo Novos 52 que a Levoir começou a publicar no teerceiro e quarto volume da colecção Super-heróis DC, A Corte das Corujas e Cidade das Corujas, sendo que este último volume também inclui a história A Queda da Casa de Wayne, ilustrada por Rafael Albuquerque, originalmente serializada nos comics volume: Batman (vol. 2) #8-11.
O Batman de Scott Snyder e Greg Capullo é o personagem em destaque na nova colecção da Levoir, para além dos dois volumes já editados, está previsto a edição de mais um: Batman: Regresso do Joker.