Jim Del Mónaco de regresso em O Cemitério dos Elefantes

O Cemitério dos Elefantes  marca o regresso de Jim Del Monaco, no ano do seu trigésimo aniversário, 22 anos após a edição do seu último álbum de originais: Baja África, publicado em 1993.
 JDM08-d02
Jim Del Monaco é um caso singular na BD nacional, pela longevidade, popularidade e número de álbuns protagonizados: oito, se contarmos com este novo volume. Apesar de no contexto internacional uma série com oito álbuns ser usual, em Portugal é caso raro. Do mesmo modo que não é usual existir personagens recorrente, heróis, na obra dos autores nacionais.

Louro & Simões criaram uma série que possuía características usuais na BD aventuras franco-belga de linha clara, mas continha um portugalidade intrínseca, a qual torna impossível negar a origem do herói cujo sobrenome remete para França.

Algumas dos aspectos fundamentais da série, e do trabalho desenvolvido pelos autores, foram abordados por Carlos Pessoa, num artigo publicado no Público dedicado aos heróis da BD.

No entanto, é inquestionável que a imagem de marca dos dois autores está sobretudo ligada ao pendor satírico e humorístico de Jim del Monaco, construindo com pinceladas breves paródias que não poupam sequer os próprios protagonistas, como se nem autores nem heróis levassem demasiado a sério os respectivos papéis.

Todas as características já apontadas à obra permitem estabelecer uma identificação “portuguesa” para os personagens – nada explícita na construção de Louro e Simões -, que se manifesta pelos caminhos de uma ironia com “laivos de erotismo” (como sublinha João Paiva Boléo) e um tudo nada brejeira, graças à qual a série obteve uma apreciável popularidade.

Outras referências à BD, ao cinema e à literatura ajudam a compor um quadro coerente e substancial, pouco frequente no pequeno mundo dos quadradinhos portugueses.

Pelos excertos e informações que já foram disponibilizados é possível ver que Jim se mantém igual a si próprio, Em O Cemitério dos Elefantes vai enfrentar zombies excitados, ser perseguido por amazonas a precisar de dieta, descobrir a última morada dos elefantes e interferir com o programa espacial soviético.

Este  álbum, concebido para comemorar os 30 anos “do mais improvável herói da era do colonialismo em pantufas”, é editado pela Asa. A editora que começou a editar a série me 1992, após a falência da Editora Futura que foi responsável pela edição dos primeiros quatro álbuns da série, a preto e branco.

Com 64 páginas a cores, com um preço de 14,95 €, O Cemitérios dos Elefantes estará à venda a partir de 22 de Setembro, contudo já se encontra disponível para pré-venda no site da editora.

Written By
More from Redaccao
IberAnime LX2015 por Patrícia Bettencourt Baptista
Os últimos meses têm sido um pouco caóticos aqui pelos lados do...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *