A G. FLOY Studio regressa ao universo de ficção científica e fantasia de Brian K. Vaughan com o lançamento do segundo volume de SAGA, uma das séries de banda desenhada de maior sucesso comercial e crítico da actualidade, a que a Entertaiment Weekly chamou “o tipo de comic que só aparece quando se dá a um par de criadores superstars liberdade total para produzir o comic dos seus sonhos”.
SAGA foi lançado em Portugal em Novembro de 2014, durante o Festival da Amadora BD. Esteve em grande destaque na Comic-Con no Porto, em que a presença de Brian K. Vaughan foi muito notada e gerou as maiores filas de autógrafos de qualquer autor de BD neste festival, tendo sido também referida em inúmeras entrevistas publicadas na altura. Numa delas, ao jornal Público, Vaughan deixa-nos com a premissa de que, na última década, o mundo das histórias aos quadradinhos tornou-se mais feminista.
“Quando comecei a escrever Y: The Last Man e a ir a convenções deste género, eram sempre homens a vir ter comigo. Agora, em Saga, diria que 60% dos leitores são mulheres. Na última década, o mundo dos comics tornou-se num meio igualitário e mais feminista. Bem mais do que o cinema e a televisão.”
A história arranca logo depois dos acontecimentos do primeiro volume, com Marko e Alana ainda em fuga, carregando a filha bebé, Hazel, perseguidos pelas muitas facções de um vasto conflito interestelar. O seu crime? Ameaçar a “narrativa”, que é a única justificação para esta guerra que assola a galáxia. Hazel já sobreviveu a assassinos letais, Príncipes Robôs, exércitos e monstros alienígenas, mas terá agora de enfrentar o seu maior desafio… os seus avós! Nesta edição descobriremos mais sobre o romance entre Alana e Marko antes de Hazel nascer, bem como a história dos pais de Marko. Seguiremos também o percurso do assassino conhecido como A Vontade, e o seu encontro com… Gwendolyne, a ex-noiva de Marko! E quem é Oswald Heist? Fique a saber tudo em SAGA: Volume 2.
SAGA é publicado nos EUA em arcos de história de 6 números, e cada volume recolhe um arco. Entre cada seis números da revista mensal existe um intervalo de cerca de três meses, antes de ser lançado o arco seguinte. Os arcos estão agrupados em três, ou seja, os Volumes 1-3 da série correspondem ao primeiro ciclo da saga, em que Hazel é ainda bebé. SAGA: Volume 2 inclui os números 7-12 do comic regular – o Volume 3 da versão portuguesa está previsto para Novembro de 2015.
Na revista Ípsilon, do jornal Público, José Marmeleira tece rasgados elogios à série:
“…Será tudo isto o suficiente para fazer de Saga um livro mais do que recomendável? Não, o que torna a sua leitura interessante é a guerra a deixar de ser pano de fundo, para se transformar em personagem, acossando o casal, com o poder de os transformar, como aos seus perseguidores, em monstros. Não é difícil supor a influência da actualidade sobre o texto de Brian K. Vaughan. Habitantes do planeta Fenda, os temidos “horrores” são, afinal, fantasmas de crianças que atormentam, com alucinações, o exército invasor. Pisaram minas ou sofreram ferimentos mortais de estilhaços, e vagueiam pelas florestas, iluminados por halos vermelhos. Não se salvaram, como não se salvará a menina refugiada que faz o que os homens quiserem. Sendo um livro assumidamente escapista, Saga reenvia o leitor para o real. E, nesse movimento, desvela a dialéctica que o sustenta: entre a fantasia da ficção e a violência do mundo.”
SAGA: Volume 2 reúne 152 páginas em capa dura e está à venda por 10,99€.