Convém salientar que este anuncio não é oficial, no blog da Mundo Fantasma -livraria que vai esta presente na Comic Con, em moldes que ainda não anunciou – Vasco, colocou uma lista dos títulos de livros que a livraria tem disponível para pré-venda dos autores que vão estar presentes no evento, incluindo os nomes de todos os autores que estão confirmados, e aqueles dois que ainda não foram.
Após uma entrada em falso, a Comic Con Portugal tem sido algo cautelosa no modo com têm anunciado os convidados, em particular para não alimentar esperanças da presença de autores que depois podem não poder deslocar-se ao evento, por vários motivos alheios à organização. Algo que poderia reflectir-se de modo negativo no evento, em particular, por este ser a primeira vez que se realiza.
O anúncio da presença do nome mais mediático do evento: Natalie Dormer, foi realizado pela própria para evitar qualquer tipo de especulação e garantir aos possíveis visitantes que a organização não estava simplesmente a anunciar um nome, tendo de facto a garantia da presença no evento por parte da actriz.
Segundo nos foi possível apurar, Miguelanxo Prado e Carlos Pacheco são
de facto dois nomes que a organização pretende ter no evento, e com os quais está em negociação para a presença dos mesmos.
Ainda ainda não existe é uma confirmação oficial por parte da organização, embora já existam a garantia da presença de outros de nomes significativos por parte da organização.
Autores Estrangeiros confirmados:
- Brian K. Vaughan (Saga – que terá edição em português em Novembro, The Private Eye)
- Marcos Martín (Daredevil, Amazing Spider-Man, The Private Eye)
- Javier Rodriguez (Daredevil, Superior Spider-Man)
- Claudio Castellini (Wolverine, Silver Surfer)
- Ian Boothby (The Simpsons, Futurama)
- Pia Guerra (Y, The Last Man)
Autores Nacionais confirmados
- Ricardo Cabral
- Daniel Henriques
- Daniel Maia
- Filipe Melo
- Miguel Montenegro
Editores estrangeiros confirmados
- Randy Stradley, editor da Dark Horse e argumentista de Star Wars.
- Gregory Lockard, editora da Vertigo (100 Bullets, Brother Lono,
American Vampire, Hellblazer)
Podendo não ser dois nomes muito sonantes para a maioria dos leitores, a presença destes dois editores para realizar portfolio reviews na Comic Con é uma excelente oportunidade para os autores nacionais que quiserem trabalhar no mercado norte-americano. Tal como foi a anteriormente importante a presença de CB Cebulski (Marvel) em Portugal.
Independentemente de a presença de Miguelanxo Prado e Carlos Pacheco se vir confirmar já existe um bom cartaz em termos de BD, sendo mais do que evidente que existe que esteja a esforçar-se para que exista realmente uma Comic Con em Portugal.
Entretanto o que já é oficial é o motivo porque os pack experience ainda não foram anunciados, assim como mais alguns detalhes sobre o modo como vão funcionar.
O Pack Experience dá-te a oportunidade de ter um Meet&Greet individual com um(a) convidado(a), incluindo fotografia, autógrafo e t-shirt oficial da #comiconportugal. Existirão vários Packs Experience,cada um direcionado a um determinado convidado. Os Packs Experience dos vários convidados serão lançados simultaneamente para permitir atodos os que já adquiriram bilhete escolher o Pack do seu convidado favorito.
Tal como a nível de BD, também a nível de presenças de actores de TV e Cinema ainda existem nomes por anunciar. No caso dos pack experience o anúncio em simultâneo dos preços dos diferentes bilhetes irá permitir aos interessados optarem por aquele actor/actriz que lhes interessa mais, caso não tenham a possibilidade de adquirir para todos aqueles em que tenham interesse.
Até Dezembro ainda vão existir mais novidades, sendo certo que em Dezembro a Exponor não se vai transformar em San Diego, parece contudo ser evidente que existe quem esteja a trabalhar para realizar uma Comic Con em Portugal dentro das limitações existentes no mercado nacional.
Actualização: a artigo no blogue da Mundo Fantasma foi actualizado e os nomes dos autores retirados da lista que lá consta pelos seguintes motivos:
Outros nomes (incluindo os que retiramos) teremos que deixar para o anúncio oficial, porque não estão confirmados pela organização (e tanto quanto sabemos firmes) e desse modo também não queremos vender livros sem a certeza absoluta de ter cá os autores.
Faltam os autores do Lisbon Studio e o Miguel Montenegro, que também estão anunciados junto dos autores nacionais.
O esquecimento do Miguel Montenegro foi um lapso meu, que já corrigi. O “esquecimento” do Lisbon Studio foi intencional, ainda não sei em que moldes é que vão estar, quais os elementos (para além do Ricardo Cabral) que vão estar presentes, nem se serão participações a nível individual ou a nível colectivo. É um daqueles pormenores que ainda não foram divulgados e não valia a pena estar a mencionar de momento sem mais confirmações.
Até Dezembro vai existir tempo e dados mais concretos.