Louro e Simões com Jim Del Monaco na FNAC do Chiado

O lançamento do livro Jim Del Monaco – O Cemitério dos Elefantes, de António José Simões (texto) e Luís Louro (ilustrações) decorrerá no próximo dia 12 de outubro (segunda-feira), pelas 18h30, na FNAC do Chiado. O livro será apresentado por Rui Zink.

O CEMITÉRIO DOS ELEFANTES

O aguardado regresso de Jim Del Monaco, metido em novas aventuras: enfrentando zombies excitados, sendo perseguido por amazonas a precisar de dieta, descobrindo a última morada dos elefantes e interferindo com o programa espacial soviético.

Uma edição especial, de histórias inéditas e recheada de extras, concebida para comemorar os 30 anos do mais improvável herói da era do colonialismo em pantufas.

Sobre os Autores

Luís Louro nasceu em Lisboa, em 1965, tendo sido desde muito cedo um apaixonado pela BD.

A sua primeira banda desenhada foi criada com o argumentista António José (Tozé) Simões, em 1980, mantendo-se essa pareceria, sob o nome Louro & Simões, por mais de dez anos. Juntos produziram um grande número de histórias de aventuras, com especial destaque para a série Jim Del Monaco, que se tornou mítica no panorama da BD portuguesa, com 7 álbuns publicados entre 1986 e 1993.

Em 1989, ainda em parceria com Tozé Simões, iniciou uma nova série, Roques & Folque, da qual saíram três álbuns publicados entre 1989 e 1992.

A partir de 1993, a solo ou em colaborações pontuais, lançou a série O Corvo (1994), Alice na Cidade das Maravilhas (1995), Coração de Papel (1997), O Halo Casto, (2000), Cogito Ergo Sun (2001) e Éden (2002)

Tem entretanto desenvolvido atividade nas áreas da ilustração e da fotografia, sendo sobretudo a esta última que se tem dedicado desde 2007.

As suas obras têm sido apresentadas em diversas exposições individuais e coletivas, e estiveram presentes em alguns dos festivais mais relevantes da especialidade, nomeadamente em diversas edições do Festival de BD da Amadora. De entre as muitas exposições que têm tido a sua obra como referência, a mais completa foi “Luís Louro – Contrastes”, que esteve patente no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem e que constituiu a maior retrospectiva sobre a sua vasta obra.

António José (Tozé) Simões nasceu em Lisboa, em 1965. Cresceu no histórico bairro do Alto do Pina, onde conheceu Luís Louro, com o qual viria desde cedo a colaborar, enquanto argumentista, em várias publicações avulsas e nas séries Jim Del Monaco e Roques & Folque.

Seguiu depois uma carreira profissional ligada à Banca e à Gestão de Empresas, áreas em que tem trabalhado ao longo dos últimos 26 anos.

Há muito, portanto, distanciado da Banda Desenhada, nunca perdeu contudo o desejo de regressar aos argumentos com o seu parceiro de sempre e, sobretudo, ao serviço da personagem que em 2015 celebra 30 anos de vida.

Written By
More from Redaccao
Astérix, o Charlie de Uderzo
Uderzo tinha entrega nas Astérix nas mão de sucessores por si escolhidos,...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *