Beja à Vista! Vem aí o fenómeno alentejano!

O festival prolonga-se por quinze dias. São duas semanas de eventos diversificados que passam por exposições, sessões de autógrafos e workshops, concertos, ciclos de cinema, apresentações de projectos e noites temáticas, bem como o Mercado do Livro. Aqui, encontram-se representados 70 editoras nacionais e estrangeiras, o que faz com que em Maio e Junho (os meses do Festival)  haja um pico nas vendas de livros no nosso país – na edição do ano passado, as vendas de livros de BD durante o Mercado reflectiram-se em 8500 euros. Dá que pensar no impacto que um acontecimento desta envergadura tem.

Quanto às opiniões, são unânimes. O brasileiro Fábio Moon escreveu na sua página de Facebook que “aqui todos respiram BD, mas sem o stress das convenções dos Estados Unidos”, Hermann considera o Festival Internacional de BD de Beja um evento “único” e Dave McKean mostrou disponibilidade para voltar: “Sempre que me quiserem cá, basta dizerem-me. Voltarei sempre que quiserem”. Na imprensa nacional, o panorama repete-se pela positiva, bem como nos blogues mais especializados.

(…) são projectos desenvolvidos por gente que tem gosto no que faz, animada por um espírito de iniciativa e uma capacidade realizadora invulgares na sociedade portuguesa.” – Carlos Pessoa, Jornal Público

Para o futuro, as expectativas “são muitas!”, afirma a organização, dado o potencial para atrair visitantes tanto de Beja como do resto do país e do estrangeiro, “articulando políticas mais incisivas ao nível da divulgação e promoção”.  No entanto, de uma coisa têm a certeza: “existem muitas ideias e muitos projectos para discutir…”.

O X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja já está praticamente organizado Este ano vai realizar-se entre os dias 31 de Maio e 15 de Junho. O primeiro fim-de-semana, 31 de Maio e 1 de Junho, é o mais preenchido, claro – estão lá todos os autores.

Em breve contamos ter mais notícias sobre  este evento

Written By
More from O Editor
José Rui, a Comic Con Portugal e a Central Comics Fest
Depois daquilo que na minha opinião foi um arranque em falso, tive...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *