Os 50 Anos do Fanzine Impulso

O fanzine Impulso celebra o seu cinquentenário com uma exposição e edição comemorativa.

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras apresenta, com Clicando – Associação Cultural, a exposição Impulso 50 Anos (1973-2023), que comemora o lançamento daquele fanzine de banda desenhada, que envolve uma edição alusiva.

O fanzine de banda desenhada Impulso nasceu em janeiro de 1973, publicado por alunos do Liceu Nacional de Torres Vedras. Em janeiro passado completou-se 50 anos sobre o lançamento do nº 1 deste título, que veio a ser uns dos primeiros editado em Portugal.

O movimento de fanzines antológicos de banda desenhada teve o seu início em Portugal nos inícios da década de 70 – especificamente, com Argon (Geraldes Lino, 1972), Copra (José de Matos-Cruz, 1972-1975), Quadrinhos (Vasco Granja, 1972-1974) e Saga (1972), entre outros – e beneficiou de algum abrandamento da censura, após o afastamento de Salazar em 1968, que se acentuou após a sua morte em 1970.

O grupo que esteve na origem da edição do Impulso tinha em comum, para além da amizade pessoal, escolar e de vizinhança entre alguns dos seus membros, o gosto pela leitura de banda desenhada e o desejo de editar aquilo que, de forma por vezes muito naif, cada um ia fazendo. Alguns dos autores faziam revistas de banda desenhada à mão, de um exemplar único, sendo Impulso o seu maior projecto na altura.

O Impulso lançou 5 números ao longo de 1973, feitos com a “revolucionária” tecnologia de então, o stencil eletrónico, existente no liceu para a feitura dos testes escolares. Posteriormente, a maioria dos colegas envolveu-se na vida associativa e política, e só voltariam, pela última vez, a editar o Impulso em 1976.

Para a edição do Impulso contou-se com apoio do reitor do liceu, Dr. Semedo Touco, que garantiu o suporte técnico, mas também o suporte financeiro para a edição desse fanzine, sem intervir no conteúdo deste. O fanzine tinha uma tiragem média de 150 exemplares e um custo de cerca de mil escudos (cinco euros), dois terços dos quais eram suportados pela escola e restante pelas vendas.

Participavam Venerando Matos, Mário Luís, Carlos Ferreira, Marcos Ferreira, João Nogueira (Janeca), Mário Rui Hipólito, Manuel Vilhena, Calisto, e José Eduardo Miranda Santos (Zico), depois acompanhados por Joaquim Esteves e Antero Valério, e mais tarde Jorge Barata e António Trindade.

Depois, começaram a colaborar, nuns casos com textos sobre BD, noutros com desenhos, amigos de outras regiões do país, como José de Matos-Cruz, Carlos Pessoa, Jorge Magalhães, Al Bonjour, Carlos Nina, A. Vilarinho e Maria Clara.

Em Novembro de 1985, desta vez patrocinada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura, alguns elementos da mesma equipa organizaram uma nova e mais elaborada Exposição de Banda Desenhada, ocasião na qual foi editado um número único de um novo fanzine torriense de BD, o Bêdêzine.

Em Janeiro de 2013, o projecto celebrava os 40 anos do fanzine, publicando também então um número especial.

Exposição Impulso 50 Anos (1973-2023)

Organização: CLICANDO – Associação Cultural e Câmara Municipal de Torres Vedras

Conteúdos e Arquivo: Carlos Ferreira e Venerando Matos

Projeto e execução gráfica: Carlos Ferreira

Inauguração: 14 de outubro, às 17h00

Informações adicionais no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Redaccao
Central Comics Fest 2015 [actualizado]
A Casa das Artes, no Porto, recebe este fim de semana, 1...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *