Paul e Louise conhecem-se, apaixonam-se e pouco depois casam-se. Mas a Primeira Guerra Mundial irrompe e Paul é forçado a separar-se de Louise para ir combater.
Nas trincheiras, Paul vive um verdadeiro inferno e deseja escapar de lá a qualquer custo, acabando por desertar e reencontrar a mulher em Paris. Está são e salvo, mas condenado a permanecer escondido num quarto de hotel. Para pôr fim à sua clandestinidade, Paul encontra uma solução: mudar de identidade, travestindo-se. A partir desse momento passará a chamar-se Suzanne. Entre a confusão da mudança de género e o trauma da guerra, o casal terá um destino extraordinário.
Quando por fim é concedida amnistia aos desertores, Suzanne poderá voltar a ser Paul, e a vida de ambos poderá retomar a normalidade. Mas será isso de facto uma boa notícia?
Mau Género é um álbum baseando-se no ensaio histórico La Garçonne et l’Assassin: histoire de Louise et de Paul, déserteur travesti dans le Paris des années folles, da autoria de Fabrice Virgili e Danièle Voldman (Payot, 2011), que se debruçava sobre a vida de Paul Grappe (1891-1928) e Louise Landy (1892-1981) durante a Primeira Guerra Mundial.
A autora Chloé Cruchaudet nasceu em Lyon, em 1976. Depois de estudar arquitetura e artes gráficas em Lyon, frequentou a escola de animação Gobelins. Isso fez com que ela desenvolvesse seu gosto pelo desenho in loco e trouxe uma abordagem cinematográfica para o seu trabalho. A sua produção é inspirada em livros históricos ou autobiografias. É uma autora reconhecida e premiada no mundo da banda desenhada.
Mau Género
Chloé Cruchaudet
Editora: Iguana
Páginas: 192, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 170 x 240 mm
ISBN: 9789897872600
PVP: 22,95€