Em Tempestade sobre Galveston o coronel Woodlord administra ainda a sua plantação de algodão como nos tempos idos da escravatura. Na pista de um bando de ladrões de bancos, Tex e Carson acabam por se ver enredados numa elaborada intriga para encontrar um tesouro, herança de um famoso jogador de cartas e pistoleiro. Quem herda?
Eleanor Hood, a fascinante proprietária do “Lucky Smile”, o “saloon” de Galveston, que aprendeu a crescer e fazer-se respeitar num mundo de homens.
Decorrendo num período temporal de poucos dias, esta é uma história plena de peripécias, com reviravoltas sucessivas, num enredo onde os personagens servem para realçar as características clássicas de Tex: a invencibilidade, a intolerância contra os agressores e a capacidade de distinguir o certo do errado num só olhar.
Enquanto decorre a acção, ao longe forma-se a tempestade do século que, com estrondo, se irá abater sobre a cidade!
O argumento de Tempestade sobre Galveston é de Pasquale Ruju, autor formado em em Arquitectura que chegou à banda desenhada em 1995, depois de várias actividades no mundo do espectáculo, tendo sido, por exemplo, figurante em programas de televisão e actor no cinema, no teatro e também na televisão.
Esta experiência contribuiu para Ruju considerar o cinema e a banda desenhada como duas belas formas de expressão através de diálogos e imagens, com a diferença de na última existir outra liberdade criativa, pois não amarrada a grandes constrangimentos orçamentais.
Depois de passar por várias séries como Dylan Dog, Nathan Never, Dampyr ou Martin Mystère, Ruju estreia-se em Tex em 2004 com a história Nella Terra dei Klamath, desenhada por Roberto Diso.
Pelo meio cria Demian (2006) e Cassidy (2010) – séries parcialmente editada no Brasi pela Mythos e distribuidas em Portugal – e desenvolve uma crescente actividade em Tex, onde irá imprimir uma narração clássica influenciada por Gianluigi Bonelli, firmando-se na série principal a partir de 2010. com as aventuras La prova del fuoco e Un ranger per nemico, ilustradas por Ernesto Garcia Seijas.
Tempestade sobre Galveston é ilutrada por Massimo Rotundo, um dos convidados da 3ª Mostra do Clube Tex. O autor italiano é um dos fundadores e docentes da Scuola Romana dei Fumetti e trabalha também para o cinema e teatro.
Na banda desenhada conta com uma vasta e larga experiência, fruto de uma carreira eclética iniciada em 1978. Participou em revistas como L’Eternauta, Comic Art, Orient Express, Heavy Metal ou L’Écho des Savanes e publicou em editoras como Delcourt, Glénat ou Albin Michel.
Na Sergio Bonelli Editore desenha para as séries Brendon, Volto Nascosto e Shanghai Devil.
Foi distinguido com o prémio Yellow Kid (1990) como “melhor desenhador italiano” e com o Gran Guinigi, em Lucca. Cultiva uma paixão pela criação pictórica, assinando sob o nome de Max Grecoriaz.
Artista de grande exuberância criativa, vai alternando a sua actividade pelos vários campos da arte, uma exigência pessoal que não lhe permite especializar-se em determinado sector. Necessitado de estímulos constantes, a possibilidade de desenhar para Tex vai permitir-lhe enfrentar um género por ele pouco frequentado: o western.
Tempestade sobre Galveston, de Pasquale Ruju (argumento) e Massimo Rotundo (desenho), será editado com duas capas diferentes. A presentação do álbum irá ocorrer na 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, dia 23 de Abril (Sábado), às 16h00, no Auditório do Museu do Vinho Bairrada – Anadia, com a participação de Massimo Rotundo, Rui Brito e Mário João Marques e moderação de João Miguel Lameiras. Após a presentação realiza-se uma sessão de autógrafos.
Tempestade sobre Galveston
Argumento: Pasquale Ruju
Desenhos e capas: Massimo Rotundo
Tradução: José Carlos Francisco
Legendagem: Hugo Jesus
228 pág., p/b, brochado com badanas
24,5 x 18,5 cm, €16,99 (IVA inc.)
ISBN 978-989-8513-55-7
Polvo, Maio 2016