Volta é o resultado de anos de trabalho de Caetano em colaboração com o Oliveira, e de muita aprendizagem sobre o que é desenhar banda desenhada. Para André Caetano foi um desafio bem grande, desde já pelo número de páginas (94), mas também pelo que tipo de sequências, personagens e locais que desenhar, que me permitiu evoluir como ilustrador e desenhador.
O livro, com o subtítulo “LES BEAUX ESPRITS SE RENCONTRENT”, centra-se num estranho e misterioso ciclista, que chega sem saber como a Reste du Monde, uma aldeia parada no tempo e aterrorizada por ameaças tenebrosas. As suas memórias são escassas, não traz consigo muito mais do que a bicicleta, mas com o intuito de colocar as ideias no sítio certo e recuperar parte do que perdeu, aceita ficar e deparar-se com uma sociedade isolada, com regras e leis muito próprias.
À medida que os dias passam, o “Campeão”, como começam a chamar-lhe os habitantes do vale, percebe mesmo que é em si depositado o peso da salvação, apesar de mal conseguir salvar-se a si próprio. As suspeitas florescem, a morte espreita entre os arbustos, os fantasmas irrompem por cada esquina e algures na floresta… há uma sombra que se move.
A apresentação da obra realizou-se no passado dia 30 de Maio, pelas 14H, na Casa da Cultura de Beja [Piso 1], a cargo do autor Jorge Coelho, tendo contado com a presença de argumentista e desenhador.
“VOLTA: O Segredo do Vale das Sombras” é a primeira parte de uma trilogia e reúne 96 páginas a preto pelo preço de 12,99€.