Inaugura no próximo dia 30 de Agosto a exposição “Viriato na Banda Desenhada”, no Museu da Electricidade – Espaço EDP, na Feira de São Mateus em Viseu.
[quote cite=”Diodoro da Sicília”]Enquanto ele comandava ele foi mais amado do que alguma vez alguém foi antes dele. [/quote]
Figura incontornável da história portuguesa, o mítico líder da tribo dos Lusitanos tem ao longo dos tempos sido também uma presença em histórias de BD por autores como Artur Correia, Baptista Mendes, Crisóstomo Alberto, Eugénio Silva, Fernando Bento, João Amaral, José Garcês, José Ruy, José Salomão, Pedro Castro, Victor Mesquita, Chuty e Manuel Gago.
A exposição que vai estar patente em Viseu é constituída, em parte, pelo material que esteve em exposição em Moura, 16 posters, contudo contar com outros 22 trabalhos (quase todos) feitos de propósito para a exposição, e dez aguarelas do álbum “Viriato” de José Garcês.
Originalmente publicado no Cavaleiro Andante nos anos de 1952 e 1953, esta história de José Garcês, será agora editada pela primeira vez no formato álbum pelo GICAV e Câmara Municipal de Viseu.
O álbum, autografado pelo autor, será distribuído gratuitamente aos presentes na inauguração da exposição e não será comercializado. Sendo que os editores ainda estão a ponderar um método que permita aos eventuais interessados, que não se possam deslocar até ao evento, adquirir este trabalho.
Durante a inauguração será também entregue a José Garcês o entrega do Prémio Animarte BD 2014.
A inauguração é no dia 30 de Agosto, às 16 horas. A exposição irá ficar patente no Museu da Electricidade até dia 13 de Setembro.