Uma viagem guiada ao núcleo central do AmadoraBD 2014 com fotografias de Maria João Miranda e texto de Bruno Campos, hoje a visita é ao Piso 0 do Fórum Luis de Camões.
Batman: Ano 75
O personagem criado por Bob Kane (e Bill Finger) celebra o seu 75º aniversário e nesta exposição encontram-se alguns originais de alguns dos autores que marcaram a vida do personagem (como Frank Miller, por exempo) em conjunto com a recriação de capas por autores nacionais.
A exposição é comissariada por João Miguel Lameiras e Lawrence Klein, o projecto de cenografia é de Susana Lanceiro e Susana Vicente que contaram com com a colaboração de Joana Bartolomeu e Igor Miguel para a execução do mesmo.
O Baile de Nuno Duarte e Joana Afonso
“O Baile” – álbum com argumento de Nuno Duarte, ilustrado por Joana Afonso e editado pela Kingpin Books – foi premiado em 2013 com o Prémio Nacional de BD para melhor álbum, a exposição que lhe é dedicada este ano no AmadoraBD (ABD) faz a ligação entre as exposições retrospectivas de Joana Afonso (autora em destaque este ano no ABD) e Nuno Duarte que em 2013 para além do prémio “colectivo” recebeu também o Prémio de Melhor Argumento com este baile.
Galáxia XXI: O Futuro da Banda Desenhada é Agora
A exposição central do núcleo central desta edição do ABD é comissariada por Luis Salvado e Sara Figueiredo Costa, apresenta trabalhos de autores de diversos quadrantes que publicam nos mais variados suportes. É um convite a ” “uma reflexão sobre a actualidade da universo da BD”.
O projecto e execução de cenografia são da responsabilidade de Ana Couto, Alessandro Brandolisio e Maria Negrão.
Os 50 Anos de Mafalda
A cinquentenária contestatária criada por Quino está presente no ABD 2014 numa exposição comissariada por Iván Giovannucci, em parceria com a S.a.s. – Literary Agency, sendo o projecto e eecução de cenografia de Catarina Pé- Curto.
O ano editorial
Uma selecção de algumas das obras editas em Portugal entre Agosto de 2013 e (inclusive). Exposição comissariada por Sara Figueiredo Costa e Luis Salvado.
Livros autografados
Uma exposição que relembra alguns dos autores – como Art Spiegelman, Milo Manara e Chris Ware, entre outros – que ao longo destes 25 anos passaram pelo AmadoraBD, deixando para trás inúmeros autógrafos.
Exposição comissariada por Bruno Caetano que foi responsável pelo pojecto e execução de cenografia em conjunto com Vitor Estudante, tendo o apoio à produção da Take it Easy.
Amanhã, visitamos o Piso -1 do Fórum Luis de Camões.
Alerto para os espelhos nas paredes laterais. Na noite da inauguração vi um senhor ir de frente contra um. lol. Mas não se aleijou. A ilusão de mais espaço está realmente bem conseguida.