Chris Claremont e John Byrne assinam aqui um dos maiores clássicos da Marvel, uma história que inspirou o recente filme, de X-Men, realizado por Brian Singer com o título homónimo.
Uma história que tem como cenário um futuro distópico, com Nova Iorque destruída e o mundo à beira de um ataque nuclear, em que os mutantes são perseguidos pelos Sentinelas, robôs gigantes criados para detectar e eliminar mutantes, e abatidos, ou encerrados em campos de concentração. É esse futuro, passado no então distante ano de 2013, que os raros sobreviventes dos X-Men tentam evitar, enviando Kitty Pryde para os anos 80, de modo a impedir o assassinato do Senador Robert Kelly por um mutante. O acontecimento fulcral, que a concretizar-se, iria desencadear esse futuro negro, em que os mutante deixam apenas de ser olhados com desconfiança, para passarem a ser caçados e abatidos como cães raivosos.
Sendo indiscutivelmente o principal, Dias de um Futuro Esquecido não é o único motivo de interesse de um volume que recolhe na totalidade a fase final da harmoniosa colaboração entre Chris Claremont e John Byrne na revista dos X-Men, antes do desenhador canadiano, que nos X-Men participava na criação das histórias, não se limitando “apenas” a desenhar, decidir assumir individualmente os destinos da revista dos Fantastic Four.
Fazendo a ponte com a Saga da Fénix Negra, publicada na série II da colecção Heróis Marvel, este volume abre precisamente com a história seguinte, dedicada ao funeral de Jean Grey, seguindo-se uma aventura com a Tropa Alfa (o equivalente canadiano dos X-men, de que Wolverine foi membro), um episódio protagonizado pelo mutante Nocturno, em que John Byrne e Terry Austin são temporariamente substituídos por John Romita Jr. e Bob McLeod, os dois capítulos de Dias de um Futuro Esquecido, para terminar com a primeira história a solo de Kitty Pryde, a jovem mutante que já tinha estado em destaque na história anterior.
[row][column size=”1/2″]
[/column][column size=”1/2″]
Dias de Um Futuro Esquecido
Argumento: Chris Claremont
Desenho: John Byrne
Arte-final: Terry Austin
Colecção: Universo Marvel
Editora: Levoir
[the_ad id=”21344″][/column][/row]