A galeria Mundo Fantasma celebra o seu quinto aniversário com a exposição de Paulo e Susa Monteiro: “Histórias da Planície” que inaugura hoje, dia 16 de Novembro às 17 horas. A exposição vai estar patente até dia 5 de Janeiro mostrando os trabalhos de dois autores com proximidade e afinidade não se reflecte no método de trabalho.
A INVEJA É UMA COISA MUITO FEIA
Eu e a Susa vivemos e trabalhamos juntos há muito tempo. Não é por isso de estranhar que haja muitos pontos de contacto entre as nossas histórias e o nosso desenho. Afinidades que podem ser encontradas na utilização dos materiais, na expressão do próprio traço, e até nas temáticas que escolhemos (a solidão, o amor). Mas essa aparente “harmonia” fica-se por aqui.
A Susa desenha como quem respira: desenha directamente, sem esboço, quase sempre sem saber o que vai surgir no papel. O desenho vai-se revelando aos poucos, vai-se mostrando. E muitas vezes também acaba por a surpreender. É como se o desenho vivesse dentro dela. Só tem que o deixar correr pelo lápis e desaguar na folha branca…
Comigo é ao contrário: desenhar é sempre penoso e cansativo! Tenho uma imagem na cabeça e é essa imagem que persigo. Horas a fio! Faço esboços, esboços e esboços. Rasgo, deito fora, encho o caixote do lixo com papéis. Para chegar ao desenho é sempre uma luta esgotante e muitas vezes um processo doloroso. É quase obsessivo! Nunca nada está bem! E saio muitas vezes de casa para não rasgar o que já está feito!
Quem vê as nossas pranchas juntas, como nesta exposição na Mundo Fantasma, não imagina que tentemos chegar ao mesmo objectivo através de caminhos tão diferentes. Há tantos pontos de contacto no nosso trabalho… Bom, na verdade também nos complementamos a desenhar. Mas pelo oposto: Ela encontra. Eu procuro.
E procuro, e procuro… Que inveja!
SUSA MONTEIRO
Nasceu em Beja em 1979, cidade onde reside. Estudou Realização Plástica do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa, e Cinema de Animação no CITEN. Trabalhou durante vários anos como figurinista e aderecista para o teatro e o cinema.
Tem publicado bandas desenhadas curtas nos fanzines “Venham +5” e “Efeméride” (Portugal), “Barsowia” (Espanha) e “Café Espacial” (Brasil) e publicou os livros “A Carga” (Bedeteca de Beja, 2008) e “Jorge Palma” (Editora Tugaland, 2009). Participou ainda nos livros colectivos “Vencer os Medos”, com argumento de João Paulo Cotrim (Assírio & Alvim, 2008) e “Portimão – Como se faz uma cidade” (Câmara Municipal de Portimão, 2010).
Fora da área da banda desenhada ilustrou os livros diversos livros e, desde o início de 2008 que ilustra a crónica de António Lobo Antunes para a revista Visão, desenhando também regularmente para os jornais Público e Diário do Alentejo.
Tem participado em diversas exposições; venceu o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa e foi nomeada para os Troféus Central Comics – HD: Melhor Artista Nacional 2001-2012.
Neste momento Susa Monteiro encontra-se a preparar a exposição Um T-0 Com Vista Para o Esgoto – 167 Desenhos, que terá lugar na Bedeteca de Beja. Prepara ainda 3 álbuns de desenho, com base nos trabalhos expostos, a publicar em 2014 (edição de autor).
HISTÓRIAS DA PLANÍCIE
Data: 16 de Novembro de 2013 a 5 de Janeiro de 2014
Local: Galeria Mundo Fantasma, loja 509/510, Centro Comercial Brasília, Avenida da Boavista, 267, Porto
Horário: de 2ª a sábado, das 10h às 20h: Domingos e feriados, das 15h às 19h