Escrita por Nuno Duarte e ilustrado por João Sequeira, “F(r)icções” é a mais recente novela gráfica editada pela El Pep.
Assente na adaptação de quatro contos de temáticas díspares que passam pela sátira, o western, a fantasia ou o policial noir, unidos pela linha crua da ficção e da estranheza, este é um projecto de Banda Desenhada que mescla palavras intensas com a sobriedade estilizada de ilustrações a preto e branco causadoras de sensações fortes e perturbantes.
“F(r)icções” é escrito por Nuno Duarte (“Paris Morreu”, “A Fórmula da Felicidade), que em 2013 foi premiado com o prémio de melhor argumentista nos PPBD e nos Prémidos Nacionais de BD do Amadora BD pela álbum “O Baile” (ilustrada por Joana Afonso).
A arte deste álbum é de João Sequeira, que nasceu em Portalegre, a 17 Setembro de 1971 e exerce a profissão de arquitecto. Em 1994, realizou a BD curta Big Joe and the phantom 309. Participou nos II Encontros de Ficção Científica e Fantástico, em Oeiras, com a BD The Black Rider. Em 1999 edita o fanzine Apalpalhão, em parceria com Miguel Mocho e João Portalete. No ano 2000 faz a BD Western a Cores, sob argumento de Miguel Mocho, para o concurso do 10º Salão BD de Moura. Em 2005, de novo a trabalhar com o argumentista Miguel Mocho, realiza a BD Metamorfina publicada na colecção LX Comics da Bedeteca de Lisboa.
Em 2008, no nº1 (2ª série) do fanzine Gambuzine, de Teresa Câmara Pestana, publica O homem que passeava um papagaio atrelado a um rádio portátil. No mesmo ano é impressa a sua BD Tudo o que é sólido dissolve-se no ar na revista Alçapão editada pela Ordem dos Arquitectos – Delegação de Portalegre.
Em Agosto de 2010, foi publicado no fanzine Tertúlia BDzine (nº 153) Havia um homem zangado com tudo.Em 2013 a El Pep editou o álbum Psicose, com argumento de Miguel Costa Ferreira .
F(r)icções vai ser apresentado no dia 12 de Abril, às 14:20 no Anicomics 2014.