Foi outra Espécie de Feira

Realizou-se no passado dia 29 de Março a segunda edição da Espécie de Feira, promovida pelo Imaviz Underground para dinamizar o um espaço comercial alternativo.

O Imaviz, um dos primeiros centros comerciais de Lisboa, inaugurado nos anos 70, é um bom cenário para um filme de ficção científica pós-apocalíptica. Lojas abandonadas, sinais de “vende-se”, notificações de mudança para outras localizações. Só no submundo do Imaviz Underground é que existe vida, uma vida que pretende estender-se ao outros pisos.

Imaviz Underground é a designação da iniciativa que conseguiu a a ocupação total das lojas do andar de baixo, tendo recebido uma nomeação para os prémios da revista “Time Out” como “Novidade do ano” (de 2013). O conceito do Imaviz Underground tem como base lojas “alternativas” que têm à venda produtos que não é usual encontrar nas grandes superfícies.

Para quem ainda se lembra dos tempos do Centro Comercial Portugália, é um pouco esse o espírito que se encontra presente agora no submundo do Imaviz, não sendo de estranhar encontrar por lá a Mongorhead, uma das lojas mais de BD Lisboetas mais antigas, que encontrou novo poiso no Imaviz após ter saído do Portugália, e de uma passagem pela Praça da Alegria, sendo que agora tem a companhia da novissíma El Pep Store & Gallery.

O Imaviz Underground tem o condão de reunir, no mesmo espaço, duas lojas de BD, que apesar de venderem o mesmo produto, BD, têm especificidades próprias e filosofias distintas. Porque se o produto é o mesmo: banda desenhada, o conteúdo difere.

A Mongorhead continua a ser um loja especializada em importação de BD, norte-americana em particular, enquanto a El Pep aposta nas edições mais independentes, em particular de autores portugueses. A designação dupla de Store & Gallery deve-se ao facto de estar a ocupar duas lojas, uma com a área de venda de livros e prints e outra com uma pequena galeria, onde está actualmente em exposição o trabalho de João Chambel. Para além disso a El Pep tem promovido alguns workshops e tem mais alguns planeados para o futuro próximo.

Damos oportunidade a que outras pessoas venham aproveitar e dinamizar o nosso espaço. – Cátia Nóbrega (“My Name is Muerte”)

A 2ª edição da Espécie de Feira, que decorreu no passado dia 29 de Março, foi uma iniciativa que pretende dinamizar o Imaviz Underground e dar motivos para o público ir visitar o espaço que estava quase devoluto. Contudo, não é só de compradores que o Imaviz precisa…

Houve pessoas que vieram participar na feira e que ficaram interessadas em ter cá um negócio – Luís Lamelas (“Glam-o-rama”)

Para quem chega ao Imaviz pela entradas superiores, depara-se com o o panorama desolador que já tinha mencionado. Se não fosse o som da música, poderia-se pensar que nos tínhamos enganado na morada, mas aos poucos o Imaviz ia revelando sinais de vida, e no piso inferior o ambiente era mais acolhedor. Não deixa é de ser irónico que com tanto espaço vazio houvessem bancas nos corredores, mas esse é um detalhe que tem mais a ver com o(s) proprietário(s) do(s) espaços do que com os organizadores da Espécie de Feira.

Em termos globais, é uma iniciativa interessante e uma solução para um espaço (quase) devoluto que permite (em teoria) a criação de um espaço cultural (e comercial) alternativo, contudo ainda só está a dar os primeiro passos, embora na direcção correcta.


Imaviz Underground: Centro Comercial Imaviz, Av. Fontes Pereira de Melo nº 35 – metro Picoas
Fotos: via Facebook do Imaviz Underground

More from Bruno Ð Campos
Maria José Pereira: elogios fúnebres precoces e opiniões anónimas
O bibliotecário anónimo andou a passear pelo norte e ao regressar a...
Read More
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *