Colaborar

unclesamO aCalopsia, para continuar a existir como projecto de informação, com actualizações regulares necessita de colaboradores, uma vez que o editor tem outras prioridades que não incluem ser divulgador de BD.

O aCalopsia sempre teve (e terá!) as portas abertas a quem quiser colaborar e puder ser uma mais valia na divulgação da banda desenhada.

  1. Redactor
  2. Blogger/Jornalista
  3. Webdesigner/Programador

Redactor

Para realizar o trabalho “chato” ou, se preferirem, de “sapa”. São tarefas simples que não requerem muitos conhecimentos nem dão muito, é (quase) só fazer o upload de notas de imprensa e imagens. de preferência formatando as imagens e reescrevendo os press release.

Não requer muito trabalho, mas ser outra pessoa a realizar esta tarefa deixa o editor do site com tempo livre para poder fazer outras coisas, como escrever textos originais.

Funções:

  • Upload de artigos: receber os press release que envio, com alguma nota – caso exista alguma informação adicional de que eu tenha conhecimento e considere pertinente.
  • Formatar as imagens – as imagens vêm num tamanho pesado ou maior do que o necessário, só é preciso (na maioria dos casos) ir ao Photoshop e fazer um “save for web and devices”, para que fiquem menos “pesadas”, permitindo que a página demore menos tempo a carregar. Para além disso, as imagens se forem mais “leves” ocupam menos espaço no servidor, o que a longo prazo terá relevância porque eu pago o espaço no servidor.
  • Actualizar a agenda – Fazer o upload de uma imagem de destaque, preencher campos e colar o press release da organização, em alguns casos é só colar a parca informação que existe no Facebook, se quiserem. É que existem muitos eventos que acontecem e o modo como está feita a agenda do aCalopsia permite ter um local onde é fácil encontrar informação. Apesar de existir quem prefira não a enviar.

Este trabalho de redactor não precisa de grandes conhecimentos, já que é basicamente copiar e colar (vulgo: copy paste) de informação. Não custa muito a fazer, mas ocupa tempo e não é das coisas que eu tenha grande interesse em fazer.

Nota: Até se podia fazer um “copiar e colar” (integral) das notas de impressa das editoras, nos lançamentos, mas não dá muito trabalho resumir alguns textos que estão cheios de informação supérflua e auto promoção exagerada. Basicamente o “trabalhar” o press release é resumir a informação, cortar o que é desnecessário e adicionar informação complementar, caso o redactor tenha conhecimento, embora para mim o adicionar informação complementar já entre na minha definição de blogger/jornalista.

Blogger/Jornalista

Requisitos: capacidade de escrever textos originais informativos.

Opcional: formação ou conhecimentos jornalísticos.

Funcões:

  • Escrever textos originais com base em acontecimentos, lançamentos, etc.
  • Trabalhar press releases, para transformar em textos originais ou semi-originais.
  • Fazer pequenos apontamentos sobre eventos que vão existir, mesmo que 75% do texto seja citação de informação vinculada em outro lado. Um exemplo disto é o artigo sobre a distribuição do Safe Place pela Diamond.
  • Follow-up de notícias, contactando os visados, etc e tal.
  • Entrevistas curtas para serem citadas como texto corrido num artigo sobre qualquer evento ou lançamento, bem como “entrevista longa” para ser publicada como entrevista mesmo, no registo pergunta e resposta.

Nota: o facto de mencionar “jornalista” não significa que seja necessário serem jornalista encartados, formados, em formação ou com experiência mas com capacidade para escreverem textos próprios e escrever notícias ou artigos que não se limitem a ser um copiar e colar de notas de imprensa. É uma questão de deixar claro o procurar alguém que tenha no mínimo a capacidade de ser um “blogger” que sabe procurar notícias, ou divulgar notícias de que toma conhecimento em vez de ser só “divulgador de BD”.

Webdesigner/Programador

O aCalopsia funciona bem (dentro do possível) mas existem uma série de detalhes que precisam de ser afinados, contudo requerem conhecimentos CSS, PHP, para além de tempo obviamente. Como o editor, redactor e webmaster é um auto-didacta no campo do webdesign e programação, era preferível existir uma colaboração regular de algum que possuísse uma maior facilidade em efectuar pequenas correcções.

Existem algumas afinações que requerem um pouco mais do que afinações. Devido à inexistência de um tema (pelo menos gratuito) que se encaixe nas necessidades do aCalopsia, o editor irá ter de fazer algumas alterações (que podem ser) significativas num tema pré-existente. Neste momento ainda está a ser analisado se será mais prático a criação de um Child Theme específico, a utilização de um Starter Theme ou a utilização de um Framework, a menos que entretanto seja encontrada uma opção mais simples e eficaz. É uma questão que terá de ser verificada. Se tiverem conhecimentos nesta área e disponibilidade ou (pelo menos) em saber o que o editor anda a planear, são facultados mais pormenores.

Concluindo

Os moldes como será efectuada é algo que se pode falar, já que não existe a possibilidade de remunerar as colaborações. É uma questão de dizerem como gostavam de colaborar, a disponibilidade que têm e indicarem exemplos de trabalhos que tenham desenvolvido anteriormente, caso já os tenham realizado.

[contact-form-7 id=”3001″ title=”Contacto de 1″]